sexta-feira, 15 de abril de 2011

São Júlio

14 de Abril
Celebramos mais um homem que disse com sua vida sim a Deus e ao seu Projeto de santidade, que na verdade tal projeto inclui todos nós, tanto quanto o Santo de hoje: São Júlio. O Santo deste dia foi Papa da nossa Igreja Católica de 337 até 352.
Romano de origem viveu num tempo em que a Igreja desfrutava da liberdade religiosa dada por Constantino Magno, em 313. A Igreja de Cristo saiu das catacumbas fé mais livre das ameaças externas, porém não das internas, pois neste tempo a heresia que negava a divindade de Jesus começou a fazer vítimas dentro da Igreja.
Escolhido para Papa Júlio ocupou-se com a pastoral, construção de Igrejas, e liturgia; mas inclusive como pastor e médico das almas combateu fortemente a doença das heresias que acabaram se alastrando devida a morte de Constantino Magno que deu lugar aos filhos confusos na fé. Em seu favor São Júlio tinha, por exemplo, a condenação do Arianismo por parte Concílio em 325, decisões dos Sínodos, e a ajuda do grande Atanásio, desta forma São Júlio combateu o bom combate da fé até entrar na Igreja Santa e Triunfante em 352.

São Júlio...rogai por nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário