terça-feira, 17 de maio de 2011

Mário Couto acusa superintendente do Dnit de ser ladrão e pede CPI

O senador Mário Couto (PSDB-PA) acusou, em discurso nesta quarta-feira (11), o superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit), Luiz Antonio Pagot, de ser ladrão e não aplicar os recursos do órgão de forma adequada.
- Não chamo de corrupto o Pagot, chamo é de ladrão, de boca cheia - disse.
Para embasar sua acusação, Mário Couto mencionou matéria publicada pelo jornal O Globo no fim do ano passado indicando que, em 399 relatórios do Tribunal de Contas da União (TCU) aprovados, há ocorrências de sobrepreços e superfaturamentos, entre outros problemas, que somam prejuízos de mais de R$ 1 bilhão aos cofres públicos. O parlamentar elogiou ainda o governador do Ceará, Cid Gomes, por ter acusado na semana passada o Dnit de seu estado pela má situação das estradas locais.
O parlamentar mencionou a sua reiterada intenção de instalar uma Comissão Parlamentar de Inquérito para investigar o Dnit, que nunca consegue levar a cabo, mesmo já tendo apresentado o pedido anteriormente. Mário Couto anunciou que pretende coletar assinaturas mais uma vez, com o intuito de saber onde vai parar o dinheiro do povo brasileiro que deveria ser investido na conservação das estradas.
Cadê a nossa Transamazônica? Não é feita porque o dinheiro do Dnit vai para o bolso do Pagot - mencionou, acrescentando que não teme ser interpelado judicialmente porque está dizendo a verdade.

 Agência Senado
 Blog de Benone

 

Esperamos que o Bloco Parlamentar Paraibano também se manifeste, pois nossas estrada estão um calamidade só.

Redação Admin

Professores fecham acordo e terão aumento de 7,5%

Professores e donos de escolas particulares da Paraíba fecharam acordo na sede do Tribunal do Trabalho, no início da noite desta segunda-feira (16), em uma Audiência de Conciliação e Instrução do Dissídio Coletivo, presidida pelo desembargador Carlos Coelho, vice-presidente do TRT.
Os salários serão reajustados linearmente em 7,5%, aplicados sobre os salários vigentes em 01 de maio de 2010, incluídos todos os empregados das instituições de ensino privado, sejam eles professores ou não. O mesmo reajuste será aplicado a todos os pisos existentes na convenção anterior vigente até 30 de abril passado.
Ficou acordado ainda que os professores da 3ª Série do Ensino Médio, que tem maior complexidade de conteúdos e exigências extraordinárias do professor quanto a preparação das atividades e ministração das aulas, terão a hora aula fixada em 1,12 vezes o piso do ensino médio.
O Ministério Público do Trabalho participou ativamente das negociações, com a presença do procurador Paulo Germano de Arruda. O sindicado dos trabalhadores foi representado pelo presidente José Avenzoar Arruda das Neves e o sindicato patronal pelo presidente Odésio Medeiros.
PortalCorreio

Governo Federal investe em cidades com até 50 mil pessoas

O investimento em saneamento básico para municípios com menos de 50 mil habitantes é o foco de iniciativa do Governo Federal, que vai investir R$5 bilhões no que ficou conhecido como PAC do Saneamento, anunciado esta semana, pela ministra do Planejamento. No total, 4.855 municípios serão beneficiados.


Para o secretário de Planejamento do Governo da Bahia, a iniciativa do governo Federal vai contribuir, também, para melhoria na qualidade de vida da população, inclusive na questão da saúde. "A Organização Mundial da Saúde avalia que para cada real investido no saneamento, o governo economiza cerca de quatro reais na saúde. Ou seja, se a água é fonte de vida, ela pode transmitir doenças também. Então, o reflexo dessa iniciativa é direto e imediato" acrescentou.
O novo programa vai ter parte dos recursos investidos pelo Ministério das Cidades e outra parte pela Fundação Nacional da Saúde, Funasa, o que representa um avanço, que vai priorizar as prefeituras com menos de 50 mil habitantes, sendo as outras assumidas pelo Ministério das Cidades, é uma ação concreta que vai melhorar o saneamento no País, com benefícios também para o meio ambiente e saúde do povo".

O novo programa tem critérios de seleção que podem ser consultados pelo site do Ministério das Cidades em www.cidades.gov.br. O período para enviar as cartas-consultas vai do dia 15 de junho até 15 de julho. 
PortalCorreio

Prefeitos do Nordeste se encontrarão em Recife

Recife sediará o Encontro de Prefeitos do Nordeste, nos dias 28 e 29 de abril. A sétima edição do evento vai contar com a participação de prefeitos, vereadores, secretários, representantes das entidades municipalistas, empresários e administradores.
O evento acontecerá no charmoso auditório do Empresarial JCPM do empresário Paes Mendonça, em Boa Viagem. 
O evento municipalista é promovido pela União Brasileira de Municípios (UBAM) e coordenado, este ano, pelo prefeito de Flores - PE, Marconi Santana, que também é Secretário Geral da UBAM.
Com o evento os prefeitos e prefeitas pretendem debater temas atuais como política cultural, a reforma tributária, o planejamento estratégico, programas habitacionais do governo, plano diretor, responsabilidade social e ambiental e empreendedorismo na gestão pública, entre outros.
O objetivo é manter um canal de ligação permanente entre os gestores nordestinos para busca de soluções em favor da administração municipal como um todo.
Segundo Marconi Santana, dentro do conteúdo programático, serão debatidas as constantes quedas do FPM e a situação dos Municípios, a qual precisa ser revista com a máxima urgência, inclusive a reposição de todas as perdas, através de um fundo emergencial, que foi proposto pela UBAM desde Janeiro de 2010, quando as prefeituras já registravam sinais de desorganização financeira e estavam a beira da falência, sem poderem prestar os relevantes serviços as populações.
Já o presidente da UBAM, Leonardo Santana, garantiu que no evento será elaborada uma carta para ser entregue a presidente Dilma Roussef solicitando a liberação imediata dos recursos das emendas de bancada e das emendas parlamentares, além dos recursos do PAC.
Além destes temas, ele adiantou que o evento apóia a aprovação da Emenda 29, da Reforma Tributária e o Projeto de implantação da Zona Franca do Semi-Árido Nordestino. Essa Carta será entregue pela Frente Municipalista do Congresso Nacional, apoiada pelas organizações municipalistas de todo país.
“Nossa pauta de reivindicação é muito ampla, considerando o tratamento desigual aos pequenos entes federados e ao sacrifício a que os Prefeitos de todo país estão sujeitos, com imensas responsabilidades e quase nenhum recurso.” Disse Leonardo.
O evento será aberto oficialmente pelo governador de Pernambuco Eduardo Campos e prestigiado por várias autoridades, com o apoio da Associação dos Municípios do Estado de Pernambuco, a AMUPE.
PortalCorreio

Novos remédios do Farmácia Popular

Cinco novos medicamentos passaram a integrar a lista de remédios encontrados nas unidades do Programa Farmácia Popular – losartana potássica (contra a hipertensão arterial), loratadina (antialérgico), fluoxetina (antidepressivo), clonazepan (ansiolítico) e alendronato de sódio (contra a osteoporose).
De acordo com o Ministério da Saúde, dos cinco medicamentos, apenas o losartana potássica será distribuído de forma gratuita. Os outros quatro terão desconto de 90%.
A lista de remédios do Farmácia Popular que são distribuídos de graça é composta de 12 medicamentos que combatem a hipertensão e o diabetes.
Ao todo, 547 unidades administradas pelo governo federal, em 431 municípios brasileiros, fazem a distribuição dos remédios.
Na rede privada de farmácias e drogarias, o programa recebe a denominação Aqui Tem Farmácia Popular e oferta gratuitamente 25 medicamentos em 2,5 mil cidades.
PortalCorreio

Polícia encontra plantação com 3 mil pés de maconha no Cariri

Maconha
Pés de maconha
Uma operação das polícias Militar e Civil localizou na manhã desta sexta-feira (15) uma plantação com cerca de 3 mil pés de maconha, no município de Prata, no Cariri paraibano.
De acordo com informações da Polícia, a plantação foi feita em cerca de um hectare de área de preservação, numa fazenda.
A localização do plantio é de difícil acesso e o proprietário foi pego de surpresa.
Os policiais estão nesse momento em operação para destruição dos pés da droga.
PortalCorreio