terça-feira, 1 de novembro de 2011

Comércio contrata 5,5 mil trabalhadores temporários a partir deste mês; veja dicas para garantir emprego

Cerca de 5,5 mil trabalhadores temporários serão contratados a partir deste mês para atuar no comércio da Paraíba. Algumas empresas já começaram o recrutamento de pessoal (veja dicas para garantir a vaga abaixo).

O volume de contratações foi divulgado hoje pela Federação do Comércio da Paraíba.
A expectativa da Fecomércio é que haja um aumento de 7% nas vendas entre os meses de novembro e janeiro.
Os números foram sinalizados pelos próprios empresários, baseados nas expectativas de crescimento da demanda de consumo de fim de ano.
Ano passado foi registrado incremento de vendas da ordem de 6%. E mais de cinco mil pessoas foram contratadas em regime temporário.
Mais de 5,5 mil terão emprego
Mais de 5,5 mil terão emprego
Departamentos sobem
A Câmara de Dirigentes Lojistas de João Pessoa (CDL) estima que o crescimento mais acentuado de empregos temporários sejam gerados pelas lojas de departamentos.
De acordo com a gerente de marketing da CDL, Verônica Rufino, os candidatos a uma vaga devem ficar atentos aos avisos divulgados pela imprensa e em banco de dados do Sine.
‘Algumas empresas já começaram a fazer a triagem com alguns candidatos. Outras vão iniciar no início deste mês. Por isso, é interessante as pessoas ficarem atentas aos anúncios divulgados pela imprensa’, alertou Verônica Rufino.
Ela informa que a maioria das ofertas de emprego é divulgada pela própria loja, que também recepciona os currículos.
Têm mais chances quem já atuou no comércio. A maioria dos comerciantes exige experiência anterior.
Mas, segundo Verônica Rufino, como a demanda por trabalhadores fica acelerada, a chance do primeiro emprego também cresce.
Confira 10 dicas para 'agarrar' o emprego temporário de fim de ano:
1. Encarar como algo duradouro
O contratado não pode se prender ao fato de o contrato de trabalho ter validade curta. Segundo especialistas, é indicado que a pessoa haja como se fosse um contrato de experiência, no qual a empresa está avaliando seu trabalho. “A primeira dica é se considerar efetivo desde o primeiro dia”, sugere a consultora de Recursos Humanos da Catho Online, Daniella Correa.
2. Mostrar resultados
Assim como você, outras pessoas estarão trabalhando e sendo avaliadas pela empresa. Por isso, o importante é mostrar que seu trabalho faz a diferença. Cumprir metas de vendas ou de produção é um bom começo para indicar para a companhia sua capacidade de cumprir com a obrigação. “A organização precisa perceber o quanto o trabalhador agrega a ela”, diz a coordenadora do curso de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos do Centro Universitário Senac, Mariana Malvezzi.
3. Cumprir prazos
Uma característica desta época do ano é o aumento expressivo das encomendas à indústria. Para potencializar as chances de contratação também é necessário demonstrar que os prazos podem ser cumpridos.
4. Ser ágil
Além da indústria, o volume de vendas também aumenta significativamente. É essencial, portanto, que se o emprego temporário for na área de comércio, seja no varejo de roupas, supermercados ou restaurantes, o empregado seja muito ágil para vender o máximo possível e também deixar o cliente satisfeito.
5. Ter flexibilidade
Como se trata de um período de experiência, vale lembrar que é importante mostrar que realmente deseja ser contratado e que é possível se adaptar a mudanças. “Alterações no horário, tarefas, responsabilidades, pessoas com as quais vai trabalhar são imprevistos que podem ocorrer e para os quais o trabalhador deve estar preparado”, afirma Mariana.
6. Pontualidade
A flexibilidade, no entanto, não deve ser estendida aos horários que foram previamente combinados com a empresa. Ser pontual no horário de entrada, intervalos e refeições é essencial.
7. Trabalhar em equipe
“O empregado não pode esquecer que um bom trabalho depende de um bom relacionamento”, lembra Jismália, da Asserttem. Além de mostrar educação com outros funcionários e clientes, demonstrar capacidade de trabalhar em equipe e respeito pelos superiores são sugestões dos especialistas.
8. Vestir certo
Cada ambiente exige um tipo de traje. Cabe ao contratado temporário observar outros funcionários para saber qual é o tipo de roupa ideal. Há, por exemplo, vagas em comércios mais populares e lojas que atendem classes mais altas e que por isso exigem roupas sociais. Claro, que algumas peças são proibidas: como bermudas e blusas decotadas.
9. Procurar algo na área
As chances de contratação aumentam expressivamente se o emprego temporário estiver relacionado com algum trabalho no qual a pessoa já possua experiência ou algum curso na área.
10. Investir na carreira
Como para boa parte dos contratados temporários, a oportunidade é o primeiro emprego, muitos não possuem experiência nem cursos. “Com o ganho deste fim de ano, se o interesse for continuar na mesma área, o dinheiro pode ser utilizado para fazer algum curso”, diz mariana. Mesmo que não haja efetivação, o emprego temporário serve como um histórico que a pessoa deixará na empresa. Se preparar para futuras oportunidades, portanto, é a sugestão.
Hyldo Pereira, com informações da ascom Fercomércio e maisdicas.net
Correio-PB

Ricardo Coutinho recebe grupo de empresários do Haiti

reprodução / internet

O governador da Paraíba Ricardo Coutinho recebe nesta segunda-feira (31), uma delegação de empresários do Haiti. A reunião será às 16h30, no Salão Rosa do Palácio da Redenção, e contará com representantes de entidades importantes do segmento comercial, como Fiep (Federação das Indústrias da Paraíba), CDL (Câmara de Dirigentes Logístas), Fecomércio (Federação do Comércio de Bens e Serviços), Sinduscon - PB (Sindicato Sindicato das Indústrias da Construção Civil do Estado da Paraíba) e de algumas indústrias com perfil de investimento.
Pelo governo do Estado, estarão também presentes na reunião o presidente da Companhia Docas, Wilbur Jacome, a presidente da Cinep, Margarete Bezerra Cavalcanti, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Renato Feliciano, e o secretário executivo de Indústria e Comércio, Marcos Procópio.
O objetivo é discutir a exposição sobre as possibilidades e o cenário comercial daquele país, linhas de financiamento por meio do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) e acordos bilaterais entre a Paraíba e o Haiti. "Esta reunião é fruto da missão comercial de Cuba, onde o governador Ricardo Coutinho encontrou-se com o cônsul do Haiti, naquela ocasião. As missões de relacionamento internacionais são muito importantes para a atração de investimentos entre os países. Os haitianos têm interesse em prospectar empresas paraibanas que exportam”, adiantou Wilbur Jacome.
Correio-PB

Brasil é o terceiro país que mais tem internautas

reprodução / internet
O Brasil passou a Alemanha em números de usuários ativos de internet (que acessam a rede ao menos uma vez no mês) no mês de setembro. O país chegou a 46,3 milhões de usuários e assumiu a terceira colocação entre os países que têm mais usuários de internet.
Só perde para  Japão e Estados Unidos.
De acordo com a empresa Ibope Nielsen Online, entre os nove países líderes dessa lista, o Brasil foi o que cresceu mais neste ano. O país saltou de 42,7 milhões de internautas ativos em janeiro deste ano para 46,3 milhões em setembro, uma alta de 8,3%.
A Austrália, que é o nono país em número de internautas, foi a segunda que mais cresceu (5,3%), seguida pela Itália, a sétima da lista, que teve variação de 5%.
De acordo com a pesquisa, os Estados Unidos reúnem 203,4 milhões de internautas, contra 62,3 milhões de usuários ativos de internet no Japão. Nesses países, o crescimento ocorre de modo bem mais lento: a variação de internautas nos Estados Unidos foi de 2,8% neste ano, enquanto no Japão o crescimento foi de 0,3%.
A empresa diz que “o maior crescimento do número de usuários ativos no Brasil vem ocorrendo em residências”. Entre setembro de 2009 e setembro de 2011, a variação foi de 37%, passando de 27,7 milhões para 37,9 milhões.
Hoje, 58 milhões de brasileiros moram em uma casa com acesso à internet. Para se ter uma ideia, há exatos dez anos, em setembro de 2001, esse número era de apenas 12 milhões. 
Correio-PB e IG

Atlas vai apontar força dos ventos na Paraíba

Conforme o coordenador do trabalho, professor Maurício Beltrão, previsão é que, até o segundo semestre de 2012, as análises sejam concluídas e os resultados, apresentados.
Em 2012, as empresas que trabalham com geração de energia a partir das forças dos ventos terão mais um motivo para investir na Paraíba. Com investimentos de R$ 2,6 milhões, está sendo elaborado um Atlas Eólico do Estado que irá apontar os locais onde pode haver melhor aproveitamento energético.

Conforme o coordenador do trabalho, professor Maurício Beltrão (da Universidade Federal de Campina Grande) a previsão é que, até o segundo semestre de 2012, as análises sejam concluídas e os resultados, apresentados.
A Paraíba já possui em funcionamento dois parques de geração de energia eólica em Mataraca, no Litoral Norte, uma termoelétrica em João Pessoa, além do parque eólico no município de Alhandra e da termoelétrica de Campina Grande, que depende de uma audiência pública para começar a funcionar.
O professor de Engenharia Elétrica da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Heber Gomes, acredita que estes novos empreendimentos são importantes passos dados no Estado.
“Acredito que estamos indo no caminho certo. Este processo (de ampliação das fontes de geração de energia alternativa) não é muito acelerado porque são tecnologias que ainda estão em fase de adaptação", comenta.

JornalParaíba

Boa aparência pode render sucesso no trabalho

Depois da árdua tarefa de conseguir um emprego de carteira assinada, tudo parece bem, quando você é chamado na sala do chefe. Logo você fica apreensivo, imaginando que fez algum relatório errado ou foi indelicado com os clientes. Nada disso. O motivo da chamada é a sua aparência que destoa do ambiente de trabalho. Embora não seja o item mais importante, a aparência pode lhe render o sucesso (ou o fracasso) na empresa.
A forma como o funcionário se veste para trabalhar vem sendo cada vez mais observada pelos superiores. Isso porque as roupas transmitem mensagens, as quais podem ser positivas ou negativas. E, nesse caso específico, não tem nada a ver com moda. Para quem não sabe, a aparência está relacionada diretamente à credibilidade. Ou seja, ainda que um profissional seja competente, o que vai chegar primeiro é sua aparência.
“A forma como uma pessoa se veste pode passar a ideia de que ela não tem potencial para ocupar um cargo, por isso é preciso cuidar da aparência”, declara Celeida Gadelha, membro da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH). “O profissional deve levar em conta que não se veste só para si, e sim para ocasiões, como também para seus clientes e parceiros de trabalho”, explica.
Segundo Celeida, um estudo realizado com três mil gestores revelou que metade dos executivos britânicos admitiu ter deixado de promover ou aumentar o salário de uma funcionária que vestia roupas muito justas ou decotes muito profundo. Ela ressalta também que outra pesquisa, esta divulgada pelo empresário britânico Peter Jones, da Dragons, revelou que um em cada cinco executivos já demitiu por conta da profundidade do decote.
O erro, muitas vezes, é pelo tipo de roupa não adequada para o ambiente de trabalho. “As pessoas se preocupam com a moda, mas não se importam com a vestimenta do trabalho”, afirma. Celeida lembra que grande parte dos candidatos esquece a boa aparência exigida no momento da entrevista de emprego, logo que é selecionado. A formalidade no ambiente de trabalho nada tem a ver com vestir-se na moda.
Outro erro comum acontece quando o funcionário está insatisfeito com o emprego. “Nessa situação ele se sente no direito de ir 'largado', de qualquer jeito, mas isso é um atentado contra ele mesmo”, comenta Celeida. “É sua imagem que está sendo arranhada. Se não gosta do emprego, pede demissão ou procura mudar de alguma forma”, acrescenta. Sua imagem pessoal prejudica primeiro a você mesmo, depois à empresa.
E se alguém pensa em justificar a aparência desleixada com a falta de condições financeiras, é melhor procurar outra desculpa, pois essa não costuma ser aceita pelas empresas. “Água e sabão todos podem ter. O pior é cabelo oleoso e dente sujo.
Quanto à vestimenta, a criatividade vai contar muito”, afirma Celeida, lembrando que um blazer pode ser usado durante toda a semana, sendo necessário apenas a troca da blusa ou a colocação de um acessório, como um lenço.

Posse de Serpa no TRE-PB será dia 14 de novembro

Desembargador Serpa assumirá a vaga do desembargador Genésio.

O Tribunal Regional Eleitoral agendou para o dia 14 de novembro a solenidade de posse do desembargador José Di Lorenzo Serpa. Ele foi escolhido pelo pleno do Tribunal de Justiça na sessão da última quarta-feira (26) para substituir o desembargador Genésio Gomes, como membro efetivo do TRE-PB.
A programação começa com uma missa em ação de graças, às 10h, celebrada pelo monsenhor João Eudes. A solenidade de posse está marcada para as 16h, na sala de sessões da Corte Eleitoral.
Serpa esteve na última sexta-feira (28) no TRE-PB tratando dos preparativos da posse. A pedido do presidente Manoel Monteiro, o diretor geral do TRE-PB, Leonardo Lívio, acompanhou Serpa em visita aos espaços que serão ocupados na ocasião da solenidade. O futuro membro aproveitou para conhecer os assessores e o gabinete onde trabalhará.
O diretor-geral do TRE-PB afirmou que os preparativos para a solenidade já estão sendo adotados. "Já acionamos o cerimonial especializado desta Corte que tratará de todos os detalhes, da melhor forma”, comentou Leonardo Lívio.

JornalParaíba

Wilson Santiago pede cassação do diploma de Cássio

Advogado de Cássio se diz tranquilo e não vê consistência jurídica no pedido.

O senador Wilson Santiago (PMDB) ingressou com processo na Justiça Eleitoral pedindo a cassação do diploma de senador de Cássio Cunha Lima (PSDB). Ele ajuizou um Recurso Contra Expedição de Diploma, que foi protocolado no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PB), mas que deverá ser encaminhado ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Segundo explicou o advogado Michel Saliba, a Lei da Ficha Limpa beneficiou Cássio apenas no ato do registro da candidatura ao Senado. É que o Supremo Tribunal Federal (STF) entendeu que ela não valeria para o pleito de 2010. Contudo, como a diplomação de Cássio ocorreu depois das eleições (25 de outubro de 2011), ele está inelegível em razão das duas condenações que resultaram na cassação do seu mandato de governador. Com base nesse argumento, a defesa de Wilson Santiago confia que Cássio não assumirá o mandato de Senador da República.

O advogado Luciano Pires, que atua a favor de Cássio, disse que não se preocupa com a tentativa de Wilson Santiago de barrar a entrada do ex-governador no Senado. "A meu sentir todos os fatos que dizem respeito a elegibilidade de Cássio foram tratados no Supremo Tribunal Federal no julgamento do registro de sua candidatura. Não me preocupa, nem me intranquiliza qualquer que seja o argumento atacado no Recurso Contra Expedição de Diploma manejado por Wilson Santiago", afirmou o advogado.
A posse de Cássio está prevista para o dia 7 de novembro. Até esta data Wilson Santiago terá direito a cinco sessões ordinárias para apresentar sua defesa. O primeiro-secretário do Senado, Cícero Lucena, tem garantido que não haverá problema algum e que a posse se dará mesmo no dia 7.

JornalParaíba

Estado da Paraíba abre 6 mil vagas para cursos profissionalizantes

Inscrições têm início na terça-feira (1). Anúncio foi feito pelo governador Ricardo Coutinho (PSB) nesta segunda-feira (31).

O governador Ricardo Coutinho (PSB) nesta segunda-feira (31) que o Estado está abrindo 6.162 vagas para cursos profissionalizantes do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), que foi sancionado na última semana pela presidente Dilma Rousseff (PT). Os interessados podem se inscrever a partir desta terça-feira (1).
O Pronatec oferece 17 cursos: agricultura familiar, padeiro, jardineiro,vendedor, costureiro, pescador artesanal, aquicultor, desenhista de topografia, operador de supermercados, marceneiro, operador de computador, torneiro, garçom ,manicure e pedicure, torneiro mecânico e soldador. As inscrições poderão ser realizadas até o dia 11 de novembro, e os cursos serão aplicados entre os dias 21 de novembro a 10 de fevereiro.
As vagas são destinadas a estudantes do Ensino Médio da rede pública, inclusive da Educação de Jovens e Adultos e beneficiários dos programas federais de transferência de renda. Ricardo informou que os beneficiários do programa Bolsa Família que concluírem os cursos poderão receber uma bolsa correspondente ao 13º salário.
"Queremos dar as condições para que as pessoas se capacitem e possam ganhar mais e manter suas famílias exercendo uma profissão e ultrapassando a necessidade do auxílio mensal”, explicou o governador durante su programa semanal de rádio nesta segunda-feira.
Para se matricular, os documentos necessários são: declaração da escola onde está matriculado, cópia do boletim escolar, RG, CPF, comprovante de residência e cartão do Bolsa Família para quem é beneficiário do programa. Maiores informações e detalhes dos locais de inscrição podem ser obtidos pelo telefone             (83) 3218-4039      .

JornalParaíba

Governador da Paraíba inaugura nesta terça sede da Guarda de Reserva

reprodução / internet

O governador Ricardo Coutinho (PSB) nesta terça-feira (1) a sede da Guarda Militar de Reserva. O prédio fica localizado na Rua da Areia, no Centro de João Pessoa e a solenidade está marcada para ter início às 16 horas.
A Guarda de Reserva foi criada pelo governador com o objetivo de reforçar a segurança do Estado. Ela é formada por militares que integram a reserva remunerada da polícia.
Na época de sua criação o governador disse que além de servir para reforçar a presença da Polícia Militar nas ruas, a Guarda de Reserva também servirá para evitar que policias reformados arrisquem suas vidas em atividades não regulamentadas. Pois de acordo com ele, para reforçar os orçamntos familiares, muitos Pms se arriscam em outros trabalhos.

JornalParaiba



Guarda Militar Estadual de Reserva vai reforçar segurança

Nas próximas semanas o aparelho de segurança da Paraíba será reforçado com a atuação da Guarda Militar de Reserva – unidade formada por militares que hoje se encontram na reserva e que, em muitos casos, vêm sendo obrigados a colocar suas vidas em risco em atividades não regulamentadas com o objetivo de reforçar seus orçamentos familiares, conforme ressaltou o governador Ricardo Coutinho no final da tarde desta quinta-feira, 21.
Durante solenidade de conclusão do Curso de Formação de Soldados realizada no Centro de Ensino da Polícia Militar, no bairro de Mangabeira, em João Pessoa, Ricardo informou que a Guarda Militar de Reserva entrará em campo não somente para realizar um trabalho complementar, mas também para contribuir com o processo de retomada de espírito público da segurança na Paraíba.
“Nós criamos a Guarda Militar de Reserva, que fará um trabalho não somente complementar, mas um trabalho militar, trazendo oficiais e praças que hoje estão na reserva e que muitas vezes têm que fazer um determinado bico, colocando até a própria vida em risco, havendo oportunidades em que até se perde a vida em trabalhos não regulamentados”, observou.
Enfatizando a determinação do Governo do Estado de reforçar a presença da Polícia Militar nas ruas, ele acrescentou: “Para isso precisamos suprir os espaços que estão hoje sendo ocupados por policiais militares, quando estes poderiam estar nas ruas, cumprindo outras tarefas e se aproximando cada vez mais da população, no seu local de moradia ou no seu local de trabalho”.
Na solenidade de formação dos novos militares, o governador foi homenageado com a escolha do seu nome para denominar a turma de concluintes (“Turma Governador Ricardo Coutinho”), formada por 66 novos soldados que iniciaram o curso no dia 6 de outubro de 2010, pagaram 32 disciplinas, dentre elas Direitos Humanos, Tiro Defensivo, Doutrina de Policiamento Ostensivo, Introdução à Sociologia e Psicologia Aplicada, e frequentaram a sala de aula durante 1.170 horas, sendo a última aula realizada no dia 15 de julho deste ano.
Presidida pelo comandante da PM, coronel Euller Chaves, e pelo secretário da Segurança e da Defesa Social, Cláudio Lima, a solenidade lotou o pátio do Centro de Ensino de militares, dos familiares dos novos soldados e de autoridades que ouviram do governador Ricardo Coutinho uma breve prestação de contas do esforço que o Estado está fazendo para devolver ao povo da Paraíba uma condição mínima de tranquilidade e de paz.
Ele lembrou as promoções de militares realizadas no mês de abril; anunciou para as próximas semanas as promoções referentes a dezembro do ano passado e a um outro quantitativo que estava em aberto e que agora será regularizado, e informou que ainda neste ano de 2011 será realizado um novo curso de formação de soldados.
“O Estado, apesar da sua crise financeira, está contratando 250 novos policiais. Em abril contratamos 150 policiais civis, vamos contratar mais e vamos abrir outra turma de formação de soldados ainda este ano, para que possamos formar mais 350 novos soldados, além dos Cursos de Formação de Sargentos e de Oficiais”, observou.
 “Estamos investindo para dotar as Polícias de melhores veículos, de melhores armas, de melhores equipamentos de proteção individual”, continuou o governador, salientando que o investimento para a formação da turma concluinte do Curso de Formação de Soldados superou a casa dos R$ 1.500.000,00, fora o impacto na folha de salários que o Governo haverá de ter com a contratação dos novos policiais.
“Tem coisas da vida que não pode esperar por determinado equilíbrio, porque temos que avançar. Temos índices de criminalidade que são inaceitáveis e que exigem do Governo e das Polícias todo o esforço possível para que os agentes que promovem o descontrole sejam retirados de circulação. As Polícias têm trabalhado muito, e até em condições que não são as mais adequadas, mas o trabalho que vem sendo feito, com prisões, com apreensões de drogas, com desmantelamento de quadrilhas, prisões de assaltantes, vem resgatando a imponência dessa corporação frente à criminalidade e à marginalidade”, comentou.

Parlemento PB