sexta-feira, 8 de abril de 2011

Santo Alberto

8 de Abril

Neste dia vamos nos enriquecer com a vida de um herói do Cristianismo: Santo Alberto. Nasceu na Itália em 1150 e ainda jovem tornou-se um religioso, sacerdote e prior da Comunidade Agostiniana.
Homem santo, de intensa vida de oração e caridade Santo Alberto não demorou para chegar a missão de Bispo na Igreja Católica Apostola Romana. Era tão responsável perante a salvação das Almas que sua fama o levou ao episcopado, mas sede patriarcal de Jerusalém, já que estavam precisando de alguém de punho para resgatar o testemunho do Cristianismo na Terra Santa.
Mesmo com as barreiras dos fanáticos maometanos, que não aceitavam o cristianismo, Santo Alberto conseguiu que muitos influenciados pelos fanáticos voltassem para a Igreja e outros que estavam no vício e pecado se convertessem. Santo Alberto amado por muitos, mas odiados por outros, estava na festa da Exaltação da Santa Cruz com seu clero, quando um fanático apunhalou-o pelas costas e tirou-lhe a vida, que não seguiu outro rumo, senão para a Igreja Triunfante.


Santo Alberto...rogai por nós!

Padre Marcelo Rossi estreia programa na ‘Paraíba FM’


No meio da manhã, ao sintonizar a rádio Paraíba FM (101.7 mHz), o ouvinte será tocado por um programa especial que atrai multidões no Brasil todo. A partir desta sexta-feira, o padre Marcelo Rossi passa a integrar a grade da emissora com o ‘Momento de Fé’, das 9h às 10h.

Conhecido por seu grande carisma, pela voz doce e pela maneira delicada de confortar, o padre Marcelo é o responsável pela maior audiência radiofônica do Estado, na frente inclusive dos grandes campeões do meio-dia. Veiculado de segunda a sábado, o ‘Momento de Fé’ é o programa de rádio mais ouvido do país, retransmitido por mais de cem emissoras.
caroline marques

Investigações sobre mensalão podem originar novos inquéritos na Justiça

Relatório da Polícia Federal abre frentes na apuração do escândalo que eclodiu em 2005.


BRASÍLIA - Uma série de investigações iniciadas no rastro do esquema do mensalão do PT, ocorrido em 2005, pode originar novos inquéritos na Justiça. O relatório concluído em fevereiro pela Polícia Federal e encaminhado ao Supremo Tribunal Federal (STF) propõe novas investigações sobre as contas do Banco do Brasil, sobre depósitos e repasses feitos pelo PT, sobre indícios contra ex e atuais parlamentares, suspeitas sobre a Secretaria de Fazenda do Distrito Federal no governo Joaquim Roriz (PMDB), além de repasses feitos para meios de comunicação em diversos estados.

Felipe Recondo, de O Estado de S. Paulo

Projeto veta deputados e senadores de serem ministros


BRASÍLIA - O senador Pedro Taques (PDT-MT) protocolou nesta semana uma proposta de emenda à Constituição (PEC) para proibir deputados e senadores de se licenciarem destes cargos para ocuparem ministérios ou secretarias. Se o projeto de Taques for adiante, os parlamentares teriam de renunciar ao mandato para assumir os cargos do Executivo.
O pedetista argumenta que a possibilidade de licença para assumir essas funções vai contra a separação dos poderes prevista na Constituição. Segundo ele, esta situação "vem ocasionando abusos e práticas não condizentes com a moralidade". Taques destaca ainda que a substituição dos titulares pelos suplentes tem provocado "desencanto" dos cidadãos.
Eduardo Bresciani, do estadão.com.br

Ministro promete a Ricardo parceria da União para combater crime na Paraíba

Ministro fez palestra em JP
Ministro fez palestra em João Pessoa
O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, prometeu hoje ao governador Ricardo Coutinho parceria da União no combate à criminalidade na Paraíba. Cardozo esteve hoje em João Pessoa ministrando palestra no Encontro Nacional do Grupo Nacional de Combate às Organizações Criminosas, realizado na Estação Ciência.
“Temos clareza que um enfrentamento do crime organizado só se dá numa ação conjunta dos governos federal e estaduais, através de ações concretas de inteligência, de afirmação, de compactuação, de atuação integrada das polícias. É nessa perspectiva que estamos fazendo essa ação aqui hoje”, antecipou o ministro.
Portal Correio

quinta-feira, 7 de abril de 2011

São João Batista de La Salle

7 de Abril

Lembramos hoje o testemunho santo de São João Batista de La Salle, que foi canonizado em 1900 e elevado como patrono principal de todos os mestres e professores. Nascido em 1651 numa pobre família da França, que tinha como reinado uma certa decadência moral e exclusão dos mais simples.
Desde de pequeno São João foi despertado para duas realidades, a primeira o chamado ao sacerdócio e a segunda diz respeito a qualidade de vida das crianças e adolescentes. Por ter perdido muito cedo os pais teve que assumir a educação dos irmãozinhos, sendo assim foi ordenado Sacerdote com 27 anos.
Quanto aos sofrimentos , desprezo, e exclusão das crianças pobres, pois renunciou tudo e deu aos pobres que precisavam muito mais de carinho, Amor, e Deus. O Santo deste dia , tornou-se o fundador dos Irmãos das Escolas Cristã, conhecido como primeiro instituto de base leiga. Desta foram, São João Batista tornou-se precursor do ensino popular generalizada, e grande amante dos livros , por isso repetia: "A ciência infla , só a caridade edifica"
São João Batista de La Salle conseguiu transformar a arte de ensinar e educar em apostolado cristão. Dedicado, orante e com espírito de sacrifício soube viver e morrer em Cristo, portanto com 69 anos de idade entrou na Eternidade.

São João Batista de La Salle, rogai por nós!

Tragédia na Escola Municipal Tasso da Silveira no Rio de Janeiro

Tragédia em escola no Rio de Janeiro, deixa 13 mortos e 22 feridos, confirmadas pelo Secretário de Saúde do Rio Janeiro e deixando indignadas pessoas de todos os escalões do país.

A Presidente decretou luto oficial no Brasil por 3 dias e envidará esforços para comparecer ao funeral das  vítimas do episódio lamentável.

O Blog de Prata-PB se solidariza com os familiares, as pessoas que se empenharam no resgate e atendimento e aos amigos das vítimas.

Ricardo pede audiência à Dilma e convida bancada

O governador Ricardo Coutinho (PSB) protocolou na terça-feira (5), no Palácio do Planalto, em Brasília, um pedido de audiência com a Presidente da República, Dilma Rousseff (PT). A solicitação do governador inclui a participação de toda a bancada federal da Paraíba.
A proposta é que durante a audiência, o governador Ricardo Coutinho, os três senadores e os 12 deputados federais do Estado apresentem os projetos prioritários para Paraíba para os próximos anos.
Para isso, antes do encontro com a presidente, o governador está convidando toda a bancada federal para uma audiência na sexta-feira (15), às 10h, no Palácio da Redenção, com objetivo de elencar os projetos prioritários que vão ser apresentados para a presidente da República. 

Ricardo Coutinho ressaltou que está aberto a discutir com toda a bancada as prioridades da Paraíba, porque, para ele, é preciso unidade para que os projetos estruturantes do Estado recebam o apoio necessário da União.

“Esperamos que todos os senadores e deputados e deputadas, independente da cor partidária, participem da audiência para discutirmos um projeto consistente para o Estado, pensando numa geração adiante”, acrescentou o governador.

Adriana Bezerra

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Fantasmas de Efraim: 'Uma coisa não tem a ver com a outra'

Efraim
O secretário de infra-estrutura e ex-senador da Paraíba, Efraim Morais, falou pela primeira vez sobre a lista com mais de 400 nomes de servidores fantasmas e até 'defuntos' que o Governo do Estado entregou ao Ministério Público. A declaração foi dada ao Portal Correio durante lançamento da revista Politika, em um café da manhã no restaurante Mangai, em João Pessoa.
Questionado sobre a relação entre as denúncias que ele sofreu durante todo o ano passado, inclusive repercutido pela mídia nacional, ele preferiu se esquivar e afirmou: "Uma notícia não tem nada a ver com a outra."
Primeiro Efraim preferiu explicar a situação em que se encontra o caso das 'funcionárias fantasmas' do gabinete dele. "O Senado já exonerou as irmãs e a denúncia está na justiça. Nenhum processo foi movido contra mim enquanto senador." E concluiu: "Espero que o Ministério Público e a Justiça se pronunciem o mais rápido possível e provem que sou inocente."
Logo após, o secretário falou sobre a lista dos fantasmas e defuntos inseridos na folha de pagamento do Estado, em gestões anteriores. "Não estou acompanhando o caso. Mas espero que o Governo nomeie logo esses servidores para que as providências sejam tomadas."
Felipe Silveira

Bancada federal aguarda proposta de Ricardo

Bancada Federal
A bancada federal paraibana se reuniu na noite desta terça-feira (5) no Congresso Nacional, em Brasília, para discutir uma pauta prévia da próxima reunião com o governador da Paraíba, Ricardo Coutinho (PSB).
A reunião aconteceu no gabinete da Segunda Vice-Presidência do Senado Federal, ocupada pelo senador paraibano Wilson Santiago. Participaram da reunião os senadores Wilson Santiago, Vital Filho e Cícero Lucena, e, ainda, os deputados Wilson Filho, Rui Carneiro, Nilda Gondim, Manoel Junior, Romero Rodrigues, Welington Roberto, Efraim Filho, Hugo Motta e Aguinaldo Ribeiro.
Apenas os deputados Luiz Couto (PT), Benjamim Maranhão (PMDB) e Damião Feliciano (PDT) não participaram da reunião, mas justificaram suas ausências.
O senador Cícero Lucena (PSDB) afirmou que a reunião foi positiva, a intenção agora é que o governo estadual faça uma resumo das prioridades do Estado. Para depois os parlamentares em Brasília apresentarem suas propostas.
O deputado federal Ruy Carneiro (PSDB) ficou responsável por levanta as sugestões do governo e levar para próxima terça-feira (12), durante a próxima reunião da bancada federal."Estaremos recebendo as sugestões de ações propostas pelo governo e teremos nova reunião na terça-feira para discutir as nossas sugestões", disse Ruy.
Os deputados federais também pedirão uma audiência com a presidente Dilma Rousseff.
"A bancada nesta terça exerceu sua independência, agindo com harmonia, sendo protagonista. A bancada unida no projeto em comum, que se chama Paraíba", afirmou Efraim Filho (Dem).
Priscila Andrade

Bem-Aventurada Pierina Morosini

6 de Abril

Neste dia lembramos com alegria a vida de Pierina Morosini que se tornou para nós exemplo de quem conseguiu alcançar a santidade no dia-a-dia. Mulher exemplar era operária, ativista da Ação Católica, doméstica, e muito engajada na paróquia e ação missionária.
Pierina Morosini nasceu em Bérgamo, Itália, em 1931 numa numerosa e pobre família de aldeia. Ajudava a mãe a cuidar das crianças, pois era a mais velha, mas isto fazia com muito amor sem deixar seu compromisso com o árduo trabalho na fábrica que ficava distante de sua casa.
Santa Maria Goretti era sua Santa de devoção tanto assim que no segredo partilhou com uma amiga que com ela assistia a beatificação da Santa da Castidade: "Também eu desejaria morrer como a Goretti; antes de pecar contra a castidade, prefiro deixar-me matar!" . Com tão grande sinceridade desejava Pierina a vida na pureza da castidade, que mesmo sem poder se consagra numa vida religiosa, devido as necessidades da família, renovava anualmente sua decisão pela castidade e rezava constantemente: "Ó Maria, sempre jovem porque sempre pura, fazei rejuvenescer meu coração com a beleza da castidade".
Esta feliz mulher que lembramos hoje, era ocupada com o drama social, familiar; tinha profunda vida de oração e Eucaristia diária. Pierina Morosini certa vez voltava da fábrica para casa quando foi atacada e martirizada por um jovem que queria seduzi-la e fazê-la pecar contra a Castidade, isto em 1957.

Bem-Aventurada Pierina Morosini...rogai por nós!

PB ganha revista mensal especializada em política

Fabiano Gomes
Fabiano Gomes
A Paraíba ganha a partir de hoje, um produto diferenciado no mercado editorial. Trata-se da revista POLITIKA – escrita com “k” mesmo, um resgate ao sentido clássico da palavra.
A “coisa do povo” ganha espaço integral nas páginas da publicação que, mensalmente, levará ao leitor paraibano informação com profundidade e análises isentas sobre fatos e bastidores que norteiam o mundo da política e dos partidos no Estado.
O lançamento da POLITIKA acontece na manhã de hoje (6) em um café da manhã no Restaurante Mangai, em Manaíra, na Capital. O evento reune políticos, formadores de opinião, agências de comunicação, jornalistas e empresários. No lançamento, o diretor-presidente Fabiano Gomes apresenta a novidade editorial em detalhes para os convidados.
Inovadora e imparcial, a POLITIKA joga luz sobre as relações de coletividade e do exercício do Poder na Paraíba. Baseada em valores como ética e excelência em conteúdo, a edição traz reportagens investigativas, matérias de denúncia, pautas históricas, bem como perfis e entrevistas de personalidades de forte atuação no segmento.
A publicação conta ainda com canais de humor, opinião de leitores e de internautas. Para tanto, uma equipe de profissionais de Comunicação e um conselho editorial vão elaborar pautas que serão os assuntos abordados, como gestão pública, atuação do legislativo, tendências, articulações, projetos de destaque e personalidades.
“A POLITIKA tem como missão ser um canal fundamental de informação, análise e interação entre o leitor paraibano e mundo da política. Primamos pela qualidade na forma e no conteúdo”, adianta o diretor-presidente da publicação, Fabiano Gomes. Para editar a publicação, Fabiano convidou a jornalista Andréia Barros, experiente em edições de revistas. “É uma honra atuar em um segmento tão instigante como política, ainda mais na Paraíba. Acredito que a equipe irá executar um trabalho de muita excelência, sempre com foco no leitor”, destaca Andréia.
Além de Fabiano Gomes e Andréia Barros, que também assinam artigos de opinião, POLITIKA conta com colunistas de renome no Estado, como Walter Galvão, Wellington Farias e o chargista Reinaldo Romão. Fazem parte do time de repórteres da primeira edição Adaucélia Palitot, Paulo Dantas, Hilton Gouvêa e Ingrid Morganna. As fotos são de Mano de Carvalho, o projeto gráfico é de Mário Marinho e a revisão, de Andressa Fabião. POLITIKA é impressa na Gráfica Moura Ramos e poderá ser encontrada em todas as bancas da Paraíba e acessada pelo site: www.revistapolitika.com.br, que estará no ar a partir do dia 06 de abril. Leitores, clientes, assinantes e internautas ainda poderão interagir com a publicação por meio do Twitter @Politika_ e do email: redação@revistapolitika.com.br
Da Redação com Assessoria

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Governo concede entrevista coletiva sobre situação financeira do Estado


A secretária de Finanças do Estado, Aracilba Rocha, e o chefe da Controladoria Geral do Estado, Luzemar Martins, concedem entrevista coletiva na tarde desta segunda-feira (4) para prestar esclarecimentos perante as declarações feitas pelo ex-governador José Maranhão, na manhã de hoje, sobre a situação financeira do Estado.

Da Secom da PB

São Vicente Ferrer

Santo deste dia São Vicente Ferrer, é o grande pregador dominicano que nasceu na Espanha em 1350 e teve como tema central das pregações a Volta de Jesus, o Juízo de Deus e a Unidade da Igreja. O tempo em que viveu a Igreja estava sofrendo com o cisma causado pela forte influência política na Igreja, por isto dois homens eram apontados como Papa, já que o eleito Urbano IV acabou tendo como opositor.
São Vicente Ferrer que era conhecido pregador colocou todas as suas forças em ação a fim de gerar unidades no ceio da Una Igreja de Cristo. Incansável pregou na Espanha, França, Suíça, Itália e outras regiões que puderam conhecer o Evangelho, arrepender-se e prepararem-se para a Segunda Vinda do Cristo que que virá para julgar a TODOS.
Graças a Deus a paz reinou na Igreja , a partir do unidade estabelecida pelo Concílio de Constança, onde São Vicente Ferrer retomou sua posição e defendeu a eleição do novo Papa. São Vicente Ferrer que faleceu em 1419 pregou com sua vida, palavras de fogo e milagres que atraíam multidões, mesmo quando a peste negra atacou a Europa, deixando um terço da população morta, isto devido sua voz não poder abandonar o anúncio da Palavra e sua frase :
"Cultivai o santo temor de Deus e só a ele dai louvor e glória".

São Vicente Ferrer...rogai por nós!

Peixe na merenda escolar

Em reunião na sede da Emater-PB, ficou decidido que o cardápio da merenda escolar, da rede Estadual, acaba de ganhar o pescado como  mais um ingrediente, visando a elevação de proteínas na alimentação dos alunos. 

Santo Isidoro



O lindo da vida dos Santos é que eles dão testemunho do quando é possível a restauração do homem de coisas grandes e pequenas. O Santo de hoje Isidoro que nasceu na Espanha em 560 era de família de santos, porém tinha um grande dificuldades nos estudos que foram transformadas com a Graça que o elevou como um dos homens mais cultos do séculos e doutor da Igreja.
Santo Isidoro por perder cedo os seus pais , ficou aos cuidados de um dos seus Santos irmãos, que lhe deu não só educação mas formação de santidade. Conta a história que Santo Isidoro, como menino, tinha grande dificuldade com os estudos, chegando a fugir do compromisso, até que ao explicar para uma mulher o quanto a perseverança e firmeza de uma corda podia abrir um canaleta em uma rocha tão dura, sentiu Deus chamando para uma retomado aos estudos, que aceitou com tanta dedicação que se tornou um dos homens mais cultos da Espanha.
Com a morte de seu santo irmão Leandro , Isidoro que já impressionava pela sua fidelidade e conhecimento da Doutrina, foi eleito pelo povo bispo de Servilha. Como escritor conseguiu abordar assuntos universais, tanto no campo da Cultura, como Filosofia e Teologia ; e como bispo trabalhou com coragem na salvação das Almas, que podiam ser atingidas com mais facilidade, já que o Rei visigodo tinha se convertido ao Cristianismo Católico. Santo Isidoro reconhecido na vida com Doutor e confirmado pela Igreja, morreu depois de 35 anos de espiscopado Santo.


Santo Isidoro ...rogai por nós!