terça-feira, 1 de novembro de 2011

Alvaro Dias homenageia Carlos Drummond de Andrade

O senador Alvaro Dias (PSDB-PR) lembrou a passagem, nesta segunda-feira (31), do 109º aniversário de nascimento do poeta e cronista Carlos Drummond de Andrade (1902-1987). Natural da cidade mineira de Itabira, o escritor viveu a maior parte de sua vida no Rio de Janeiro, onde trabalhou como servidor público, tendo sido durante o governo Vargas chefe de gabinete do ministro da Educação Gustavo Capanema.
O parlamentar paranaense qualificou o poeta como "irônico e cético" e lembrou sua trajetória na imprensa. Primeiramente, no Diário de Minas, de onde acompanhou o surgimento do movimento modernista, cujo epicentro foi a cidade de São Paulo, e em seguida no Correio da Manhã. No Jornal do Brasil,Drummond publicaria versos e crônicas numa coluna que se tornou célebre.
[Estátua de Carlos Drummond de Andrade no calçadão da praia de Copacabana, no Rio de Janeiro - Foto: Divulgação]
- Drummond deixou o plano terreno em 17 de agosto de 1987, mas, fiel aos seus próprios ensinamentos, tratou de entender que a vida é uma ordem, e, por mérito, eternizou-se na literatura de nosso país, sendo hoje merecedor de perfilar na galeria dos grandes poetas brasileiros.

AgênciaSenado

Nenhum comentário:

Postar um comentário