sexta-feira, 3 de junho de 2011

MP intensifica combate às fogueiras e balões

O Ministério Público (MP) do Meio Ambiente de Campina Grande pretende intensificar neste mês a campanha preventiva de combate às fogueiras e aos balões juninos, comuns durante os festejos de Santo Antônio, São Pedro e São João. O objetivo, segundo o promotor Eulâmpio Duarte, é conscientizar a população sobre os maléficos efeitos causados pelas queimas de fogueiras e de fogos de artifícios. 
O promotor disse que devido aos esforços feitos nos últimos anos, a prática de acender fogueiras vem diminuindo, mas ainda é considerável o número de famílias que continuam sofrendo nesta época com problemas respiratórios, que atacam principalmente crianças e idosos.
Uma das estratégias que serão usadas neste ano para tentar sensibilizar a população sobre os malefícios causados pela fumaça é a celebração de parcerias com as empresas de comunicação para que divulguem com uma maior constância por que é importante festejar os santos juninos sem agredir o meio ambiente.
 Uma das primeiras empresas a aderir à campanha foi a TV Paraíba,  que veiculará durante todo este mês de junho uma propaganda educativa, cujo slogan diz: “Não queime o seu filme. Não acenda fogueira”. 
O objetivo é alertar a população para os riscos associados à queima de fogueiras em áreas urbanas e conscientizá-las sobre os danos causados à natureza e à saúde pelo corte e pela combustão da madeira.
Além da campanha midiática, o representante do Ministério Público disse que os órgãos de fiscalização vão ficar atentos durante os festejos juninos, principalmente, para coibir queimadas em vias urbanas onde haja pavimentação asfáltica, uma vez que existe, inclusive, lei municipal que proíbe e pune quem pratica tal ação.

JornalParaiba

Nenhum comentário:

Postar um comentário