domingo, 19 de fevereiro de 2012

Wikipédia em inglês deve sair do ar contra lei antipirataria dos EUA

reprodução
A versão em inglês da Wikipédia deve sair do ar na quarta-feira (18/Jan) em protesto contra um polêmico projeto de lei antipirataria que tramita no Congresso dos Estados Unidos. Além da enciclopédia digital, outros sites como Cheezburger e Reddit devem aderir ao boicote.

Empresas como Google e Facebook também se posicionam contra a proposta, considerando que ela seria um tipo de censura, mas não confirmaram participação no protesto. O Google, no entanto, deverá publicar uma mensagem contra o projeto nesta quarta.

O Stop Online Piracy Act (Sopa) é um projeto de lei com regras mais rígidas contra a pirataria digital nos EUA. Ele prevê o bloqueio no país, por meio de sites de busca, por exemplo, a determinado site investigado por infringir direitos autorais. O foco está principalmente em sites estrangeiros, contra os quais as empresas americanas pouco podem agir.



O projeto tramita no Congresso e é apoiado por empresas de entretenimento, constantes alvos de pirataria, mas é questionado pelas de internet, como Google, Facebook, Amazon eTwitter, que entendem que a medida atenta contra a liberdade de expressão. O Sopa ainda está sendo avaliado por comissão na Câmara, mas uma proposta semelhante, a Protect IP Act (Pipa), deve ir à votação no Senado ainda neste mês.

No último fim de semana, em blog, a Casa Branca afirmou que não podia apoiar "um projeto de lei que reduz a liberdade de expressão, amplia os riscos de segurança na computação ou solapa o dinamismo e inovação da internet global". Segundo fontes da agência Reuters, as críticas da Casa Branca podem levar o Sopa a ser modificado ou até mesmo abandonado. O presidente do Comitê de Supervisão da Câmara de Representantes, Darrell Issa, informou também no último fim de semana que a Câmara não votará a lei a menos que haja consenso.

G1 - Ag Internacionais

Nenhum comentário:

Postar um comentário