domingo, 19 de fevereiro de 2012

Governo apresenta projeto de revitalização do Vale dos Dinossauros em Sousa

Governo apresenta projeto de revitalização do Vale dos Dinossauros em Sousa
O governador Ricardo Coutinho apresenta nesta sexta-feira (27), às 13h30, no Centro de Treinamento de Professores da Secretaria de Educação de Sousa, o projeto de revitalização do Monumento Natural Vale dos Dinossauros, em Sousa.

Coordenado pela Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema), por meio de convênio celebrado com a Petrobras, o projeto pretende revitalizar a unidade de conservação que abriga uma das mais significativas amostras de pegadas fossilizadas de dinossauros de todo o planeta.

Em dezembro de 2011, a superintendente da Sudema,Tatiana Domiciano, e o diretor regional da Petrobras, Luiz Ferradanf Mato, assinaram o aditivo do projeto, que engloba algumas adequações propostas pelo Governo no sentido de aplicar maior parte dos recursos para a reforma de infraestrutura do parque, tendo em vista o alto grau de deterioração do espaço construído, mas mantendo parte da verba na promoção de desenvolvimento social da região de Sousa.

O projeto – As principais intervenções se aplicarão na revitalização do museu, das passarelas, dos quiosques e da casa de apoio ao pesquisador, devolvendo dignidade a um dos maiores patrimônios do Brasil. O projeto arquitetônico contempla todas as diretrizes de acessibilidade aos portadores de necessidades especiais.

Em sua vertente social, o projeto promoverá diversos cursos de capacitação para os moradores da região, abordando atividades direta ou indiretamente relacionadas com a unidade de conservação, gerando oportunidades de trabalho e renda, além da qualificação dos serviços oferecidos no Vale.

Os cursos serão destinados a alunos da rede pública de ensino do município, abordando temas como paleontologia, educação ambiental e patrimonial, arte culinária, fotografia, serigrafia, artesanato em cerâmica e fibra de bananeira e confecção de réplicas de dinossauros, com a ajuda dos artesãos locais.

O projeto de revitalização do Monumento Natural Vale dos Dinossauros vai receber R$ 900 mil da Petrobrás e um investimento de cerca de R$ 202 mil do Governo do Estado.

Histórico – Em 27 de dezembro de 2002, o sítio paleontológico Passagem de Pedras, no município de Sousa, foi transformado em Monumento Natural pelo Decreto Estadual nº 23.832.

Inserido na bacia sedimentar no Rio do Peixe, o Monumento Natural do Vale dos Dinossauros preserva seu maior patrimônio que são as pegadas fossilizadas de dinossauros, conhecidas como icnofósseis. A mais notória é a do dinossauro iguanodonte (Iguanodon mantelli), espécie que pesava cerca de quatro toneladas, media aproximadamente cinco metros de envergadura e três metros de altura, e que habitou a região do Alto Sertão paraibano durante o período Cretáceo Inferior, há cerca de 130 milhões de anos.

PoliticaPB 

Nenhum comentário:

Postar um comentário