segunda-feira, 11 de julho de 2011

MP investiga doações de terrenos

Processos de desapropriação de terrenos públicos na Paraíba sempre foram cercados por polêmicas. No Ministério Público Estadual (MPE) há pelo menos 30 ações civis públicas contra a doação de terrenos do município de João Pessoa para a construção de igrejas. O impasse, quase sempre, acaba na Justiça. A alegação do MP é que a doação dos terrenos é feita de forma irregular, alegação recorrente nas ações impetradas na Justiça. 
Contudo, em João Pessoa, nada gerou mais discussão que a desapropriação do Aeroclube, no bairro do Bessa, no início deste ano. A ‘briga’ da diretoria é com a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), que pretende construir no local uma praça. A destruição da pista de decolagem ocorreu em fevereiro, após uma liminar concedida pelo juiz João Batista, da 7ª Vara da Fazenda Pública, autorizando a posse à prefeitura. Liminar essa que caiu sete horas depois. O caso continua tramitando na Justiça em uma novela que ainda promete render muitos capítulos. 
Outro caso de desapropriação que gerou polêmica por anos, na Paraíba, foi o do Instituto de Previdência (Ipsem) de Campina Grande, onde funciona atualmente um shopping popular de comerciantes autônomos. Na verdade, o que ocorreu foi uma ‘doação em pagamento’ para quitar parte de uma dívida da prefeitura, no valor de R$2 milhões, conforme esclarece o presidente do Ipsem de Campina Grande, Wanderley Medeiros.  A prefeitura desapropriou o imóvel da Lobrás (antiga Lojas Brasileiras), indenizando o proprietário, e pagou com o imóvel um débito de contribuição previdenciária que tinha com o Ipsem. (VL).

JornalParaiba

Nenhum comentário:

Postar um comentário