quinta-feira, 9 de junho de 2011

UEPB adota Enem para 25% de suas vagas

           

Depois da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), no ano passado, foi a vez da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) optar na última terça-feira pela adoção do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) como ferramenta de ingresso nos cursos de graduação da instituição. O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) da universidade decidiu que o Vestibular 2012 da universidade terá cerca de 25% de suas vagas destinadas aos estudantes que participarem do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), criado pelo Ministério da Educação (MEC). O novo sistema vale para 7 dos 8 campi da instituição.
Outra modificação este ano é que o processo seletivo convencional será realizado em apenas dois dias com duração máxima de cinco horas, e não em três dias como era feito até o ano passado. Com o novo sistema, o Processo Seletivo de acesso aos cursos da UEPB disponibilizará 4.768 vagas nos seus cursos de graduação e será realizado através de duas modalidades: Processo Seletivo I (Vestibular da UEPB convencional) e Processo Seletivo II (Enem-Sisu).
Para o vestibular convencional serão disponibilizadas 3.640 vagas (cerca de 75% do total), das quais metade será destinada ao Sistema de Cota Universal (50%) e a outra metade (50%) para o Sistema de Cotas de Inclusão. As vagas serão preenchidas no Sistema Seriado Semestral e Anual, com entradas no primeiro e segundo semestres do ano letivo de 2012.
Já para o processo seletivo feito através do Enem-Sisu, que utiliza as notas obtidas no Enem, serão disponibilizadas 1.128 vagas (aproximadamente 25% do total), tanto no Sistema Seriado Semestral como no Anual. “Nós teremos dois processos seletivos. Em um primeiro momento o candidato pode participar dos dois processos e escolher livremente os seus cursos. Ele pode inclusive concorrer para o mesmo curso nos dois processos seletivos. E aí após ser aprovado fará a escolha de ficar no curso a partir de uma das vagas. Ou ainda pode concorrer para cursos diferentes, fazendo a opção após a aprovação”, explicou o coordenador da Comissão Permanente do Vestibular da Universidade Estadual da Paraíba (Comvest)], professor Ivan Barros.
O novo formato do vestibular da UEPB valerá para 7 dos 8 campi da instituição. Apenas o campus de Araruna, que possui três cursos de graduação, não receberá este ano alunos aprovados através do novo sistema Enem/SISU. Os 39 cursos das demais unidades em Campina Grande, Lagoa Seca, João Pessoa, Catolé do Rocha, Guarabira, Monteiro e Patos estarão incluídos no sistema. “As provas do terceiro dia serão realizadas no segundo dia. Com isso teremos uma maior rapidez e um número menor de questões”, lembrou Ivan Barros.

JornalParaiba

Nenhum comentário:

Postar um comentário