sexta-feira, 24 de junho de 2011

Fuga em massa de corruptos


FORTALEZA (AE) - O prefeito de Senador Pompeu, no Ceará, Antônio Teixeira de Oliveira (PT), está foragido desde o último domingo, quando deixou a cidade em um ônibus alugado levando outros 36 suspeitos de corrupção. A Justiça cearense fez o pedido de prisão preventiva deles, mas até agora somente um funcionário da Prefeitura foi preso. O prefeito só vai se entregar à Justiça depois do feriado de Corpus Christi de hoje. A informação foi dada pelo advogado do acusado, Paulo Quezado.

O prefeito, vice-prefeito, secretários e assessores são acusados pelo desembargador Darival Bezerra de fraude em licitações, desvio de dinheiro público, envolvimento em crimes de lavagem ou ocultação de bens, direitos e valores, falsidade ideológica, peculato e formação de quadrilha. Além da prisão, o magistrado determinou o afastamento de Antônio Teixeira de Oliveira, do vice, Luís Flávio Mendes de Carvalho, e do vice-presidente da Câmara Municipal, vereador Tárcido Francisco de Lima Baia.

Conforme a representação criminal feita pelo Ministério Público eles cometeram em 2008 desvio de recursos públicos, pagamentos indevidos, emissão de cheques para pagamentos de empresas não idôneas que fornecem notas fiscais frias e outras “condutas criminosas”, causando “dano de grande monta ao erário municipal”.

O clima em Senador Pompeu, a 275 quilômetros de Fortaleza, é de incerteza. Os moradores fazem plantão m frente ao Paço Municipal. O petista foi reeleito em 2008 com a promessa de fazer um novo mercado público e um calçadão próximo à linha férrea. As obras estão paradas. O presidente da Câmara, Ibervan Ramos, está só esperando a determinação judicial para assumir. Está preocupado em nomear seu secretariado.

Folhape

Nenhum comentário:

Postar um comentário