domingo, 6 de fevereiro de 2011

Assembleia Legislativa empossa os novos 36 deputados estaduais

A sessão solene em que acontece a eleição de Mesa Diretora da Assembleia Legislativa hoje também deverá antecipar o processo de eleição da nova Mesa Diretora da Casa. Embora o Regimento Iterno da AL estabeleça que a eleição ocorra no dia 2 de fevereiro, na abertura das últimas legislaturas vem sendo antecipada para o dia 1º. Para isso, é preciso que seja apresentado em plenário um requerimento da maioria dos deputados empossados solicitando essa medida da Mesa Diretora provisória. Então, já empossados, os novos deputados escolhem, na segunda sessão preparatória, por voto secreto, os integrantes da nova Mesa Diretora. 
Até ontem, postulavam a presidência da Assembleia os deputados Ricardo Marcelo (PSDB) e Lindolfo Pires (DEM). O tucano, entretanto, com pelo menos 31 votos dos 36 parlamentares da Casa, aparentemente é o candidato favorito e deve ser reconduzido ao comando da Casa. O Democrata Lindolfo Pires, contudo, até ontem não tinha oficializado a retirada da sua candidatura, tampouco ratificado. Ricardo Marcelo, por sua vez, declarou que trabalharia pela unidade na Casa em torno do seu nome, portanto, pretendia dialogar com Lindolfo.    
O secretário de Estado da Comunicação Institucional Nonato Bandeira disse que o interesse do governo do Estado é que se mantenha o equilíbrio entre os Poderes, mas repetiu que o Executivo não interfere diretamente em processo eleitoral de outro Poder e ficará satisfeito com o resultado da eleição. “O governador não vota nas eleições, agora, ele acompanha no interesse que a Assembleia tenha um comando harmônico, sem conflitos entre os Poderes”, disse. 
Contrariando o desejo do candidato do DEM e apesar do governo não ter interferido no processo eleitoral, Nonato declarou que o deputado Lindolfo Pires é um “companheiro de primeira hora”.
“Vai estar sempre na linha de frente com a gente, independente de resultado da Assembleia”, disse Nonato. Quanto à indicação de Lindolfo para a liderança do governo, Nonato disse que tanto ele como outros deputados estão plenamente habilitados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário