segunda-feira, 7 de maio de 2012

SENADOR PARAIBANO É ELEITO MEMBRO DA COMISSÃO QUE ACOMPANHARÁ OBRAS DO SÃO FRANCISCO


reprodução - internet
O Senador Vital do Rêgo foi indicado como membro titular da Comissão Temporária externa constituída no Senado Federal para acompanhar as obras da transposição do rio São Francisco por 12 meses. A confirmação do nome do parlamentar paraibano no comando da comissão veio na tarde desta quinta-feira (03), através do ofício 093/2012 assinado pelo líder do PMDB no senado Renan Calheiros e pelo presidente da Casa José Sarney (PMDB-RO). Além de Vital (titular) integram a comissão os senadores Paulo Davim (titular) e Benedito de Lira (suplente) e Ciro Nogueira (suplente). A comissão foi criada atendendo um requerimento do senador Cícero Lucena.

O senador Vital do Rêgo já havia manifestado interesse em compor o colegiado da comissão, visto que tem travado uma luta para a retomada das obras do Rio São Francisco principalmente no trecho da Paraíba chamado de eixo Norte e eixo Leste. A missão da comissão conforme estabelece o documento encaminhado para Vital, é acompanhar todos os atos relevantes, normas e procedimentos referentes `as obras do projeto de Integração do Rio São Francisco com as bacias hidrográficas do Nordeste Setentrional, conhecido como programa de revitalização do “Velho Chico”.

O parlamentar que tem se destacado em políticas para atender as populações nordestinas atingidas pela seca, disse que ficou muito feliz pela indicação e agora iria acompanhar de mais perto o andamento da obra que é apontada como a redenção do Nordeste.

Segundo Vital, quando estiver concluído o projeto da transposição mudará toda a face rural do semiárido paraibano levando água para toda a região. Com isso os agricultores voltarão a produzir, impulsionando de vez a economia do Estado e mudando os indicadores. Só para ter uma noção da importância do projeto, Vital lembrou que 1980 a agricultura impulsionava a economia paraibana, já que 12% do Produto Interno Bruto (PIB) da Paraíba era gerada do setor. Em 2010 esse percentual caiu significativamente para 5%. “Então a obra da transposição vai dar um novo vigor no campo”, afirmou.

O senador lembrou que, na Paraíba a transposição vai garantir maior oferta de água para 2,5 milhões de paraibanos de 127 municípios, com o aumento da garantia de água dos açudes Epitácio Pessoa, Acauã, Engenheiro Ávidos e sistema Coremas-Mãe-DÁgua. As águas do São Francisco chegarão às bacias dos rios Paraíba e Piranhas, disse. Apontado como obra do século, o projeto de transposição vai garantir água a 12 milhões de nordestinos de 390 municípios do Agreste e do Sertão dos estados da Paraíba, Pernambuco, Ceará, e Rio Grande do Norte.

Vital foi um dos parlamentares paraibanos que mais defendeu a retomada da obra no trecho que compreende a Paraíba. No começo deste ano Vital o Rêgo ele recebeu no Ministro da Integração Nacional Fernando Bezerra, a garantia ao seu pedido de andamento nos lotes que estavam paralisados. Segundo Vital do Rêgo, dos 16 lotes que integram as obras da transposição nos dois eixos, 10 estão em andamento e seis estavam interrompidos, deixando o sertanejo preocupado.

O parlamentar que há menos de quatro meses visitou trechos da obra entre o sertão paraibano e Pernambuco lembrou que o Tribunal de Contas da União (TCU) liberou os aditivos permitindo ao governo a retomar os serviços. Segundo Vital as obras que nos eixos Leste e Norte estão 71% e 46% concluídas respectivamente estão previstas para terminarem em 2015.

No final do ano passado na condição de presidente da Comissão Mista do Orçamento (CMO) o parlamentar peemedebista anunciou que conseguiu modificar a proposta orçamentária que previa que o governo cortasse R$ 50 milhões em verbas da obra de transposição, mantendo os recursos para o projeto.

PolíticaPB

Nenhum comentário:

Postar um comentário