sábado, 31 de dezembro de 2011

Sanfoneiros que participaram de encontro no Recife recebem troféu

Troféu deste ano foi confeccionado por Sávio Araújo. (Foto: Divulgação)Troféu deste ano foi confeccionado por Sávio
Araújo. (Foto: Divulgação)
Os organizadores do 14º Encontro de Sanfoneiros do Recife, que tomou conta do Pátio de São Pedro nos dias 3 e 4 de dezembro, vão entregar os troféus aos músicos que participaram da edição deste ano do evento nesta quarta-feira (28), no Centro Cultural dos Correios, no bairro do Recife. A programação, que é aberta ao público e começa às 19h, conta também com show do sanfoneiro Giordano Mahatma Rosendo da Costa, mais conhecido como Mahatma.
Integrante da Orquestra Sanfônica do Recife, com regência do Mestre Camarão, o pernambucano Mahatma conquistou o quinto lugar no Festival Internacional de Acordeon, realizado na China, neste ano. Influenciado por artistas como Sivuca, James Brown e Dominguinhos, o músico faz questão de lembrar o mestre maior, Luiz Gonzaga. “Gonzaga divulgou a sanfona em todo o Brasil e, ainda hoje, é exemplo para muito sanfoneiro no Nordeste", acredita Mahatma.
A entrega dos troféus aos participantes do Encontro é um momento especial, segundo o produtor e poeta Xico Bizerra. “O troféu significa a participação de cada um, eles costumam colocar na estante, é o reconhecimento pelo trabalho. A cada ano tem um troféu diferente e aqueles que têm toda a coleção costumam se gabar”, comenta Bizerra. O deste ano tem a imagem de Luiz Gonzaga e foi confeccionado pelo artista plástico Sávio Araújo.
O Encontro de Sanfoneiros começou no quintal do produtor Marcos Veloso, um verdadeiro apaixonado pela obra de Gonzaga. “Eu andava com meu pai por aí, vendo toda essa cultura, me encantei desde novinho”, conta Veloso, que nasceu em Garanhuns e mantém em seu restaurante, no Bongi, uma parede dedicada à história do Rei do Baião. “Eu costumo dividir a música popular brasileira em antes e depois de Gonzaga. O baião trouxe uma mudança e uma criatividade nova para a MPB”, defende.
Todos os anos, o encontro homenageia dois sanfoneiros, um especialista em oito e outro em 120 baixos. Os escolhidos para esta edição foram Heleno dos Oito Baixos e Joquinha Gonzaga, sobrinho do Rei do Baião. “Nada melhor do que, no centenário do tio, homenagear o sobrinho que andou com ele por esse Brasil”, explica o produtor.
G1-PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário