quinta-feira, 7 de abril de 2011

São João Batista de La Salle

7 de Abril

Lembramos hoje o testemunho santo de São João Batista de La Salle, que foi canonizado em 1900 e elevado como patrono principal de todos os mestres e professores. Nascido em 1651 numa pobre família da França, que tinha como reinado uma certa decadência moral e exclusão dos mais simples.
Desde de pequeno São João foi despertado para duas realidades, a primeira o chamado ao sacerdócio e a segunda diz respeito a qualidade de vida das crianças e adolescentes. Por ter perdido muito cedo os pais teve que assumir a educação dos irmãozinhos, sendo assim foi ordenado Sacerdote com 27 anos.
Quanto aos sofrimentos , desprezo, e exclusão das crianças pobres, pois renunciou tudo e deu aos pobres que precisavam muito mais de carinho, Amor, e Deus. O Santo deste dia , tornou-se o fundador dos Irmãos das Escolas Cristã, conhecido como primeiro instituto de base leiga. Desta foram, São João Batista tornou-se precursor do ensino popular generalizada, e grande amante dos livros , por isso repetia: "A ciência infla , só a caridade edifica"
São João Batista de La Salle conseguiu transformar a arte de ensinar e educar em apostolado cristão. Dedicado, orante e com espírito de sacrifício soube viver e morrer em Cristo, portanto com 69 anos de idade entrou na Eternidade.

São João Batista de La Salle, rogai por nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário